Receba nossa Newsletter Nome Email
 

Crédito Direto ao Consumidor

1- As OPERAÇÕES DE FINANCIAMENTO são destinadas à aquisição de bens das mais variadas naturezas (veículos, equipamentos, imóveis, mobiliário), estipulando como garantia contratual o próprio bem financiado, mediante cláusulas de alienação fiduciária (o bem objeto do financiamento garante a própria dívida).

2- EMPRÉSTIMO é uma modalidade de crédito conhecida com CDC—Crédito Direto ao Consumidor, através da qual o agente financeiro disponibiliza determinada quantia em dinheiro, que pode ser utilizada livremente pelo tomador deste recurso, para a satisfação de seus objetivos pessoais ou compromissos financeiros. Diferentemente do financiamento, o crédito concedido através de uma operação de empréstimo, não implica, caso o valor concedido seja utilizado na aquisição de algum bem, em oferecê-lo como garantia contratual.

Em ambos os casos os agentes financeiros cobram juros remuneratórios calculados com aplicação de capitalização composta (juros sobre juros) e prevendo ainda, na maioria dos casos, taxas altíssimas de juros moratórios, caso ocorra atraso no pagamento das parcelas mensais.

Todos estes componentes dos chamados "encargos remuneratórios e moratórios” devem ser cuidadosamente avaliados pelo consumidor antes de contratar qualquer  destas modalidades de crédito, comparando os custos entre várias instituições financeiras, assim como cláusulas contratuais, principalmente aquelas que dizem respeito à inadimplência e mora, verdadeiras armadilhas escondidas em letras miúdas.

 

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home